Navegue
30
nov
2011

Back on track: redesenhando um blog

Ladybug Ladybird, ViaMoi, CC-BY-NC-ND

De vez em quando a vida de um blogueiro descarrilha. Aconteceu aqui nessas últimas semanas. Postagens ficaram meio paradas, saindo no soquinho, aos sustos. E venho aqui explicar a razão: estou produzindo ali nos bastidores, um novo layout para o Ladybug.

Quem está comigo nesta tarefa são o Fábio Lobo e o André Bets, indicações do queridíssimo Jânio Sarmento. Enquanto a gente vai se entendendo, surgem questões que são importantes para mim, para vocês, para quem faz: navegação, uso, design.

No processo, que sempre tem sua inevitável porção dolorosa, eu escrevi um texto que ficou muito querido e aproveito para compartilhar com vocês, para começar a tornar público este caminhar. Porque o redesenho é feito para quem lê e usa o Ladybug: você.

Quando eu sonho com um novo Ladybug eu sonho com um blog em que as pessoas encontrem ajuda para o seu dia a dia na internet. Em que elas encontrem o que há de melhor no meu conhecimento deste planeta: onde estão as ferramentas, como usar. Que saibam quais são os movimentos de hoje (e como eles se conectem com os de ontem, que também apareceram aqui) e as principais questões que nos afetam enquanto estamos soltos neste mar – que pode ser quentinho e bacana, mas que também tem suas questões difíceis e sombrias.
Espero que o internauta descubra pessoas bacanas, outros blogs e sites, novas perspectivas e jeitos de viver.
O Ladybug é um manifesto em constante construção. Ele começou láááááá em 2006 como resultado de um mapeamento pessoal que começou no Puzzle Diário. Sim, o meu quebra-cabeças, que nunca será resolvido – porque a vida não se resolve, ela é vivida.
Aqui, a ideia é mostrar as coisas que encontro, que vivo no meu dia-a-dia. A minha preocupação com o planeta e seu bem-estar; o meu envolvimento com a mulher e as questões de gênero; minha “militância” (bem pé-quebrado, eu sei) pelas causas que considero justas – liberdade, igualdade e justiça.
E, principalmente, o uso da internet como meio de comunicação, um jeito de atingir o mundo de forma mais consistente. Que exige de nós, navegantes, espírito crítico e alerta, bom português e muito conhecimento.
Sim, eu sou apaixonada pela internet e suas infinitas possibilidades. Pelos nossos códigos cifrados que se expressam em gracinhas como <head> </head>; pelas novidades que aparecem, crescem e somem… e pelas que ficam e conquistam nossa atenção quase total.
E o desejo, neste redesenho, é exatamente que eu tenha uma tela bem definida que me oriente nesta construção. Uma nova caixinha de ferramentas (e visual bonito) que me ajude a ganhar contornos claros e mais consistentes. Para que os leitores e paraquedistas possam desfrutar melhor do que produzo.

Foto: ViaMoi, CC-BY-NC-ND

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo